sábado, 21 de junho de 2014

Da Descategorização da Beleza e da Feiura



A feiura é uma característica que, em  geral, não se deseja ter, muito embora se saiba  que ela pode ser determinada por um ponto de vista diferente, já que  as pessoas costumam ter gostos distintos, de forma que o que parece feio a alguém pode parecer lindo aos olhos de outrem. Porém, em geral, se tem uma ideia unânime sobre o que é beleza, principalmente em se tratando de beleza física. Nesse pormenor, a beleza tem se configurado para muita gente ora um problema ora uma  solução.

Se a questão for a exaltação à beleza, como a que há em determinadas profissões, ela é sim muita bem-vinda e seguramente tem alavancado muitas carreiras mundo afora, mas se, por exemplo, a questão for a de um emprego que exija  do candidato mais inteligência do que qualquer outra característica, a beleza nesse caso funcionará como um impedimento, visto que é muito comum o rótulo de pouco inteligente para pessoas bonitas, o que certamente se trata de equívoco, mero preconceito.

Considerando-se o lado pessoal, não é raro ver pessoas que se sintam incomodadas pelo assédio que sua beleza física lhes "proporciona". Umas, por viverem afundadas em sua timidez, outras por serem portadoras de autoestima baixa, não tendo, portanto, equilíbrio entre a potencialidade de sua beleza e o seu nível de controle emocional.

Atendo-se às questões relacionadas ao lado pessoal, se pode concluir que a beleza para essas pessoas acaba tendo uma conotação negativa, estando a beleza, para elas,  mais para o menos do que para o mais. E sendo assim, a busca delas é também em sentido oposto ao da maioria das pessoas, que, ávidas por moda, estética e evidência, buscam o ápice da beleza, muitas vezes, pondo em risco a saúde ou mesmo a própria vida.

E tendo aquelas pessoas  objetivo diferente do que essas para a beleza, primam por camuflarem-se, ao contrário do que fazem as outras. Com isso em mente, adotam toda uma rotina para se perderem na multidão do comum, por assim dizer. Assumem, então, determinados estereótipos, e nisso incluem comportamentos, vestimentas, hábitos, adotando como escudo a  feiura. Sim, escolhem o conforto do anonimato, mesmo que isso lhes custe certa rejeição, o que lhes "assegurará" o convívio além da conta com a solidão. Essa adesão voluntária à feiura, ao mau gosto, se por um lado lhes garante uma feiura visível, por outro lhes faz mergulhar na beleza do seu mundo interior, o que as faz de alguma forma inevitavelmente belas.

Nenhum comentário: